PET/CT

CRANIO

Aumento da captação do radiotraçador Ga-68 DOTATATE em lesão intracraniana relacionada a presença de receptores de somatostatina. Considerar a hipótese de meningioma ou PNET.


Aumento da captação do radiotraçado Carbono-11 (C-11 PiB). Considerar a hipótese de meningioma.


NEOPLASIA PULMONAR

Aumento de captação do radiotraçador FDG-18 F em massa pulmonar sólida não calcificada peri-hilar à direita, centrada nos segmentos posterior do lobo superior direito e superior do lobo inferior direito, caracterizada por contornos irregulares e sem plano de clivagem com pleura mediastinal e mediastino, condicionando estreitamento dos brônquios principal direito e intermediário, destacando-se extensão da hipercaptação para mediastino notadamente na localização subcarinal. A massa pulmonar supracitada mede cerca de 59,0 x 48,5 mm (média de 54,0 mm) e associam-se espessamento de septos interlobulares e nódulos subpleurais satélites com hipercaptação (QSUV: 3,91) sugestivos de linfangite no parênquima pulmonar do lobo inferior direito adjacente – QSUV: 12,56.

Aumento de captação do radiotraçador FDG-18 F em opacidade irregular no segmento anterior do lobo superior esquerdo medindo cerca de 20,0 x 11,0 mm (média de 15,5 mm), notando-se áreas de atenuação em vidro fosco e bolha subpleural adjacentes – QSUV: 3,48.

Aumento de captação do radiotraçador FDG-18 F em formação nodular sugestiva de linfonodo na cadeia retrocrural à direita medindo 9,0 mm no eixo curto – QSUV: 7,87.

Aumento de captação do radiotraçador FDG-18 F em linfonodos ipsilaterais à lesão pulmonar nas cadeias mediastinal e torácica com as características e nas localizações descritas a seguir:

- Cadeia mediastinal nível 3A à direita: 6,0 mm no eixo curto – QSUV: 9,74.

- Cadeia torácica nível 10 à direita: 15,0 mm no eixo curto – QSUV: 9,74.

Aumento de captação do radiotraçador FDG-18 F em formação nodular no plano subdérmico no terço médio da região cervical à direita, no aspecto ântero-lateral, medindo 10,0 x 6,0 mm nos maiores eixos axiais, coincidente com nódulo palpável com surgimento há 16 dias – QSUV: 12,09. Sugere-se, a critério clínico, correlação com estudo ecográfico e prosseguir propedêutica.

ID:

Estudo PET-CT com radiotraçador FDG-18 F em paciente com diagnóstico de Ca de pulmão não pequenas células demonstrando hipermetabolismo glicolítico em massa pulmonar sólida peri-hilar à direita, centrada nos segmentos posterior do lobo superior direito e superior do lobo inferior direito, destacando-se extensão da hipercaptação para mediastino notadamente na localização subcarinal, associados a espessamento de septos interlobulares e nódulos subpleurais satélites sugestivos de linfangite, compatível com tecido neopásico viável e com informe clínico de sítio primário.

Associa-se hipermetabolismo glicolítico em opacidade irregular com contornos irregulares no segmento anterior do lobo superior esquerdo; em formação nodular sugestiva de linfonodo na cadeia retrocrural à direita, bem como em linfonodos nas cadeias mediastinal nível 3A à direita e torácica nível 10 à direita, sugestivo de tecido neoplásico viável.

Observa-se ainda hipermetabolismo glicolítico em formação nodular no plano subdérmico no terço médio da região cervical à direita, no aspecto ântero-lateral, coincidente com nódulo palpável com informe clínico de surgimento há 16 dias. Sugere-se, a critério clínico, correlação com estudo ecográfico e prosseguir propedêutica.