Plexo Braquial

Após a realização da manobra para pesquisa de síndrome do desfiladeiro torácico se observou redução do calibre de aproximadamente 50% da veia axilar esquerda no espaço costoclavicular.

ID: Redução do calibre de aproximadamente 50% da circunferência da veia axilar esquerda, após a realização da manobra para pesquisa de síndrome do desfiladeiro torácico, cuja valorização depende de correlação clínica.

Irregularidade e alteração de sinal no aspecto lateral esquerdo da medula espinhal, de natureza sequelar, que se estende do nivel de C4-C5 até o nível de C6-C7, e encontra discretamente desviada para à esquerda.

Sinais de avulsão das raízes pré ganglionares (ramos ventral e dorsal) nos níveis de C6 a C8, com tecido cicatricial irregular nesta topografia.

No segmento interescalenico do plexo observa-se imagem nodular homogênea, na topografia do tronco inferior que mede cerca de 2.5 x 2.0 x 1.5 cm, que pode corresponder à neuroma pós-traumático.

Músculos do manguito rotador, bem como os músculos latíssimo dorsal, serrátil, peitoral maior, peitoral menor, biceps e coracobraquial com acentuada atrofia e lipossubstituição.

Acúmulo de líquido na região pré-medular no compartimento epidural, determinando deslocamento posterior da medula, dificultando a avaliação das raizes ventrais e dorsais intradurais.

Apesar da limitação da avaliação do segmento pré-ganglionar, observar-se atrofia crônica do ventre muscular direito do multifidus desde o nível de C5 até T1, achado este que favorece o diagnóstico de avulsão das raízes pré-ganglionares destes segmentos.

Pequena pseudomeningocele a direita de C8, que se associam à impregnação dural após a injeção do contraste paramagnético.

Espessamento e alteração de sinal do tronco inferior.

Destaca-se sinais de significativo espessamento e alteração de sinal dos cordões lateral, medial e posterior no segmento costoclavicular, os quais apresentam-se envolvidos por processo inflamatório de provável resíduos hemáticos (neuroma), de aspecto pseudonodular.

Atrofia e lipossubstituição difusa dos músculos do manguito rotador, deltóide, latíssimo do dorso, peitoral maior e menor, bíceps braquial e coracobraquial, serrátil direitos.